Dra. Gabriela Kettner
Catarata e Cirurgia Refrativa a laser
MINHA HISTÓRIA
GABRIELA
KETTNER
CRM 48291 RQE 44641
Nasci no município de Três Passos, interior do Rio Grande do Sul. Sou a filha caçula da família: minha irmã dentista; meu pai bancário; e minha mãe pedagoga que, por escolha, fez do amor a sua profissão e, desde a primeira gestação, optou por cuidar do lar e de todos nós.

2011. Turma do Ensino Médio
Por conta da profissão do meu pai, mudamos diversas vezes de cidade. Já morei em 11 cidades diferentes. Aprendi muito com cada experiência. Foram muitos recomeços, em escolas com grades curriculares distintas, o que formou algumas lacunas na minha formação escolar. Realizei o Ensino Médio em uma Escola Estadual, em uma cidade com menos de 5 mil habitantes. Me formei sem nunca ter tido uma aula de redação.
Nas minhas lembranças mais antigas eu já dizia que queria ser Médica. Por isso saí de casa com 17 anos de idade, e fui morar sozinha em Porto Alegre para fazer cursinho pré-vestibular. Lá, percebi o quanto minha formação escolar tinha sido precária. Enquanto meus colegas revisavam conteúdos já vistos, eu estava aprendendo quase tudo pela primeira vez.

2013. Aprovada no vestibular para Medicina.
No cursinho, eu já sabia qual era o segredo: simplesmente estudar. Em 1 mês eu já estava com nota 9 na redação. Fortaleci meus pontos fracos, aprimorei meus pontos fortes, e com 1 ano e meio de cursinho pré-vestibular eu conquistei minha vaga no tão sonhado curso de Medicina.
Cursei Medicina na UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina), em Joaçaba-SC. A universidade conta com hospital próprio, o qual é referência para 55 municípios. Além de plantões na emergência e na maternidade, acompanhei cirurgias e consultas de todas as especialidades médicas. Também atendi em diversos postos de saúde da região, e atuei em hospitais de referência parceiros da universidade em municípios vizinhos.
No sexto semestre, fui submetida à Cirurgia Refrativa a laser para me tornar independente dos óculos que me acompanhavam desde os meus 6 anos de idade. E assim minha vida pessoal e profissional mudou. Depois disso, meu coração passou a bater mais forte pela Oftalmologia. Vemos pouco dessa especialidade durante o curso de Medicina, e por isso eu aproveitava as férias para aprender mais. A cada semestre, ficava 30 dias em estágio de férias em hospitais de referência em Oftalmologia, como a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e o CORS (Centro de Olhos do Rio Grande do Sul, local onde hoje atendo e opero os meus pacientes). E, assim, eu tive a certeza de que a Oftalmologia era o meu caminho.

2016. Apresentação de trabalho em Congresso Internacional

2019. Formatura de Medicina

2017. Estágio de férias em Oftalmologia na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
A prova para Oftalmologia é uma das mais concorridas entre as especialidades médicas. Por isso, algumas pessoas me disseram que eu só passaria na prova se eu tivesse algum contato para me indicar dentro do serviço (o famoso “QI” = Quem Indica). Bem, eu não tinha nenhum “QI”, mas eu tinha uma estratégia e muita força de vontade. Me formei em Medicina em 13 de julho de 2019, e as provas para Oftalmologia eram em novembro do mesmo ano.
Eu já estava fazendo cursinho para a prova, mas isso por si só não é o suficiente. Passei num Processo Seletivo para trabalhar 20 horas semanais numa ESF (Estratégia de Saúde da Família) na cidade de Piratuba-SC. Eu acordava todas as manhãs para estudar, trabalhava a tarde, e voltava a estudar à noite. Também estudava durante todo o final de semana. Determinada a dar o meu melhor, segui a minha estratégia de estudos, e até as minhas distrações eram planejadas. E então passei em 2 provas para Oftalmologia.
Optei por fazer Residência Médica em Oftalmologia em Passo Fundo - RS no Hospital São Vicente de Paulo. Serviço que oferece uma grande demanda de pacientes, por ser a maior referência em Oftalmologia no norte do estado. Conta com plantão de emergência oftalmológica 24h, onde passei muitos feriados (inclusive Natal e Réveillon) operando como cirurgiã principal em casos de perfuração ocular. Nesse período, também aproveitei minhas férias para acompanhar outros serviços de referência: Hospital Banco de Olhos São Pietro (local onde também atendo e opero meus pacientes atualmente) e Grupo Hospital Conceição em Porto Alegre, Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem em Joinvile, Médicos de Olhos SA em Curitiba.

2020. Primeira cirurgia oftalmológica como Cirurgiã Principal

2022. Treinamento em Cirurgia Refrativa em Curso no Rio de Janeiro

2023. Com meus pais, na Formatura da Residência Médica em Oftalmologia
Me formei Oftalmologista em 2023. Mas eu queria mais, e fui para Curitiba me subespecializar em Catarata e em Cirurgia Refrativa no Fellowship da Médicos de Olhos SA, local onde realizei mais de 500 cirurgias em 1 ano. Foi um ano intenso, inteiro dedicado em me aperfeiçoar como cirurgiã, com o propósito de oferecer aos meus pacientes o que há de melhor e mais tecnológico na área.

2023. Último dia em Curitiba, após realizar 13 Cirurgias de Catarata

2024. Formatura do Fellowship em Cirurgia de Catarata e Cirurgia Refrativa
Foram 10 anos de formação. 10 anos de dedicação exclusiva à minha carreira. Ao longo desses anos, entendi que exercer uma Oftalmologia de excelência não basta. Além de manter atualizações constantes, também me dedico a ser uma pessoa melhor. Cada paciente é único, e é necessário ter sensibilidade para entender as particularidades de cada um. Por isso, é uma honra ser o instrumento para transformar a vida de alguém através da VISÃO.
Dra. Gabriela Kettner
Oftalmologista Especialista em Catarata e em Cirurgia Refrativa a laser
CRM 48291 RQE 44641